domingo, 23 de março de 2008

O Rosita


Após passados 5 anos ao serviço como Barco Escola, por ele passaram cerca de 4 centenas de alunos que concluiram com sucesso o seu curso de Marinheiro.
Foi altura de revisão geral a motor, casco e palamenta, e está de novo pronto a servir esta mui nobre escola formadora de navegadores de recreio.

segunda-feira, 17 de março de 2008

O Falua (Vfx)



O nosso Paulinho nunca mais se vê livre de trabalhos, depois de fazer uma porta em madeira, fez uma em PVC, acabou a porta de PVC, apareci com resina fenólica e ele fez mais uma porta. A caixa de patilhão tambem não estava grande coisa, depois envernizou as portadas, depois perdeu a roldana, fez uma roldana em baquelite, encontrou a outra roldana, mas tá quase, o patilhão já sobe quase todo, ainda falta a pintura de fundo.

A Nau dos Corvos

A Nau dos Corvos, (Não confundir com Nau dos Cornos) está em obras, desta vez o Mitch, nadador salvador das praias de Peniche fica a saber com quantas placas de contraplacado se faz um barco, porque isto de andar a passear no barco do papá acabou.


Tu queres andar de barquinho, tens de trabalhar no barquinho, o papá tá cansado.

A saga continua


Continua a saga do Bacalhau continua, os electricista foram convocados no sábado dia 15, desta feita é a instalação eléctrica do motor, os trabalhos ainda correram pelo melhor das 10 ás 11 da manhã, só que depois chegaram as minis para o almoço, que por acaso não chegaram ao almoço e alguma coisa ficou para trás.

domingo, 16 de março de 2008

O Falua (Nice)


O Falua (Nice) teve de vir a seco, desta feita devido a uma manobra mal calculada, a maré já vazava á algumas horas e onde se julgava que estava água, estava o betão da rampa de alagem,
o resultado está á vista, é o que estamos sujeitos quando o leme dá um "toquezinho" no fundo, mesmo com pouca velocidade, a corrente e a inércia da embarcação fazem o seu trabalho.

segunda-feira, 10 de março de 2008

O Nichu`s tá em seco

Este Sloan 34 em aço, do Arqtº Gerard Chaigne, foi autoconstruido nestes estaleiros (o casco foi iniciado na Águada de Cima-Águeda), a sua construção durou cerca de 12 anos, construido por Francisco Quintanicho (Nicho).
Vem a seco para a revisão anual ao casco.

Aqui já em fase de limpeza do fundo, o anti-fouling já era, na foto vemos o Nicho pela noite dentro a fazer horas extraordinárias.

A cagadeira

Após o suscitar da curiosidade, esta situação não podia ser deixada em claro, na primeira oportunidade, o Sr Fernando efectou com a equipe de reportagem um visita guiada á cagadeira, de salientar que a mesma se encontra num compartimento tipo armário que com a abertura das portas se transforma num amplo compartimento denominado WC.



Aproveitámos para mostrar a dupla motorização existente a bordo, sendo que uma destas unidades está sempre pronta a ser colocada na embarcação de apoio.

domingo, 2 de março de 2008

Os trabalhos do "Piu-Piu II"

A segunda embarcação mais intervencionada dos nossos estaleiros, este ano está a levar uma lavagem de cara porque tem vistoria marcada para Maio. Não nos foi possivel descrever os trabalhos, porque quando o Sr. Fernando se preparava para nos elucidar, veio uma voz do interior da embarcação que alertou : "Não lhe digas nada, senão a cagadeira ainda aparece no blog."