segunda-feira, 28 de abril de 2008

Orange is beautifull


O "Nau dos Corvos" está em face-lift, o feliz proprietário optou por esta cor, para ser diferente, diz ele.
Desde já avisamos que não deve ser confundido com boia de rondagem nas regatas.

A propósito de lixo

Estava eu de chegada de viagem e apercebo-me de uma conversa de um sócio para com o Chico (arrais do clube), alertando pra o facto de os utentes deixarem lixo no espaço respeitante ás embarcações.
Como utente deste espaço não pude deixar de concordar com o teor da conversa, mas qual o meu espanto, quando o Sr. sócio dispara na minha direção e afirma que tambem tenho o meu espaço cheio de lixo.
Bem, pensei, Sr. sócio até pode ter razão, alguem pode ter ido deitar entulho no "meu espaço" e, vamos lá ver.
Qual o meu espanto, que quando chego ao "meu espaço" e o vejo devidamente limpo e com algum material que me sobrou das pinturas, devidamente acondicionado dentro de uma cesta, material este que é meu e apenas a mim me compete avaliar se é lixo ou não.


O meu espaço cheio de lixo

No entanto não pude deixar de passar pelo espaço ocupado pelo Sr. Sócio, até porque fica inevitávelmente em caminho, e deixo as imagens para alguma apreciação.


O espaço do Sr. sócio

Claro que maus entendidos acontecem com todos, e dado o avançado da hora não pude levar a mal, mas não posso deixar de dar um conselho aos mais novos:
"Por favor, bebam água"

"Upgrade"

Para melhoria destes estaleiros, foi feito um "upgrade" na zona técnica de acesso á rampa Norte.

Foi betonada uma área aproximada de 200 m2 (17 m3 de betão), ficando assim facilitada a colocação e retirada de embarcações da água, assim como as acções de limpeza dos cascos.
Mais uma vez, este tipo de obras teve de ser efectuado sem licença, de outro modo ainda estariamos a aguardar que o processo viesse indeferido.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

O Fulô


O Fulô é um trimarã de 25 pés de auto-construção com cerca de 40 anos de idade, o Pedro colocou-o em terra para limpar o fundo e dar anti-fouling, entretanto começou a escarafunchar um fofo na madeira e acabou por descobrir que afinal tinha uma trave mestra podre.
Mas como a barco dado não se olha a madeira, mãos á obra, afinal é um dos barcos que mais tempo passa a navegar.

Multichine 45

Estaleiros Náuticos d'Alhandra ( Delegação de Arruda dos Vinhos)


Iniciou-se mais uma auto construção nos nossos estaleiros, desta feita na delegação de Arruda, onde o Rui meteu mãos ao seu projecto de 45 pés, da autoria do brazuca Roberto Barros, neste momento podemos ver o estaleiro a receber as primeiras chapas de 8mm para o fundo, tambem já estão 2 ou 3 cavernas pré-fabricadas.


Vamos ao longo da construção fazendo um acompanhamento desta obra, que pelas contas do construtor deverá durar cerca de 5 anitos (diz ele), quem já construiu diz que normalmente demora um ano por metro,nós vamos acreditar no Rui e desde já desejar-lhe as melhoras, digo as melhores felicidades.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Lasers, Vauriens e Europes

No "barracão da esquina" procede-se á reabilitação de embarcações de vela ligeira, neste caso 2 Lasers adquiridos em 2ª mão, 2 Vauriens e o Europe do Cavalas (na foto).

"Olhem pra isto, até parece um barco de fibra"

Este último estaria a colocar em perigo a reparação dos anteriores, em virtude do seu barco ser de madeira, acreditou que seria possivel o milagre da transformação da madeira em fibra, deste modo nada como dar 6 demãos (meia dúzia) de primário epóxido.

Quando foi necessário primário para os outros barcos, vimos o Cavalas todo encantado com o seu trabalho, o Europe não era de fibra, mas já faltava pouco.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Van de Stadt 34


Este Van de Stadt 34 é o barco do Cmdt Cajó, auto-construção em aluminio.
Esta labuta já dura á cerca de 7 anos, nesta altura encontra-se em fase final, o que quer dizer que falta mais ou menos 1 anito para descer pela rampa.
Os interiores já estão, motor idem, faltam ainda os 2.000 Kilitos de chumbo para a quilha e velame.