quarta-feira, 8 de julho de 2009

O "Evaluna"

Bem, então o "Evaluna" já tá na água, este ano é que o nosso Pedrocas percebeu que tinha tomar a empreitada do tratamento anti-osmose, depois da empreitada faltava a vistoria, até aqui tudo bem, só que o feliz proprietário esqueceu-se de alguns pormenores e não fosse a boa vontade do inspector e a presença de alguem com muito andamento nestas coisas, ou seja eu, a esta hora o barquinho tava a navegar mas era em seco."Vá passem os cabos, vamos pôr o barco na água antes que o homem se arrependa ou pergunte por mais qualquer coisa que eu não tenha"


Para os mais incautos deixamos aqui algumas indicações:
- As embarcações registadas em classe 4 (navegação costeira restrita), são obrigadas a ter rádio VHF equipados com DSC (digital selective calling).
- Os rádios têm de estar homologados.
- O proprietário tem de ter licença de estação emitida pelo IPTM, para lhe ser emitido o indicativo de chamada.
- Tem de solicitar ao IPTM a instalação rádio-eléctrica para lhe ser emitido o código de socorro MMSI, a partir do qual a sua embarcação será reconhecida quando premir o botão "Distress".
- Depois ainda tem de afixar o indicativo de chamada e o código MMSI, junto ao respectivo equipamento.
- Já agora o proprietário deverá ser possuidor de licença de operador rádio-telefonista classe A - VHF.

Se não tiver nada disto não vale a pena chamar pelo "João" mais perto, porque milagres só em Fátima, e com inspector já dentro do barco ainda muito menos, uma horita antes ainda se conseguia qualquer coisa, mas assim valha-nos Nª Srª.
Ah, e depois não vale a pena andar á procura de papeis que nunca existiram, no meio daqueles que já nem deviam existir.

Mesmo assim ainda houve autorização de colocar o barco na água com a promessa de tratar da papelada, cá para mim já deve tar tratada, e vá lá o homem não ter perguntado pela balsa e pelo certificado, então os milagres tinham de vir directo do Vaticano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Típico... Isto dos barquinhos não é só tê-los...