quinta-feira, 23 de julho de 2009

Multichine 45 - VI


Delegação de Arruda dos Vinhos
A obra do Rui continua a avançar, toda a estrutura já está colocada e o forro de EB já está no sitio.

14 metros de comprimento e já com algumas toneladas de ferro em cima, já começa a tomar forma de barco.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Já Agora

E "Já Agora", ou seja finalmente foi para a água, este Van de Stadt 34, de auto construção em aluminio foi para a água.
A construção do casco durou 3 anos em estaleiro, depois veio para as nossas instalações n'Alhandra em bruto, depois teve mais 5 anos a construir os interiores,exteriores, instalação do motor, pinturas, sendo a ultima fase a instalação do aparelho vélico.
Na nossa rampa Norte á espera da maré



Já no seu lugar na Real e Mui Nobre Marina d'Alhandra

E como é normal nestas coisas, nem tudo pode correr bem, há uns pequenos precalços inesperados que estão a ser corrigidos, mas pronto o que interessa é que já está a navegar.

Já agora boa sorte.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O "Evaluna"

Bem, então o "Evaluna" já tá na água, este ano é que o nosso Pedrocas percebeu que tinha tomar a empreitada do tratamento anti-osmose, depois da empreitada faltava a vistoria, até aqui tudo bem, só que o feliz proprietário esqueceu-se de alguns pormenores e não fosse a boa vontade do inspector e a presença de alguem com muito andamento nestas coisas, ou seja eu, a esta hora o barquinho tava a navegar mas era em seco."Vá passem os cabos, vamos pôr o barco na água antes que o homem se arrependa ou pergunte por mais qualquer coisa que eu não tenha"


Para os mais incautos deixamos aqui algumas indicações:
- As embarcações registadas em classe 4 (navegação costeira restrita), são obrigadas a ter rádio VHF equipados com DSC (digital selective calling).
- Os rádios têm de estar homologados.
- O proprietário tem de ter licença de estação emitida pelo IPTM, para lhe ser emitido o indicativo de chamada.
- Tem de solicitar ao IPTM a instalação rádio-eléctrica para lhe ser emitido o código de socorro MMSI, a partir do qual a sua embarcação será reconhecida quando premir o botão "Distress".
- Depois ainda tem de afixar o indicativo de chamada e o código MMSI, junto ao respectivo equipamento.
- Já agora o proprietário deverá ser possuidor de licença de operador rádio-telefonista classe A - VHF.

Se não tiver nada disto não vale a pena chamar pelo "João" mais perto, porque milagres só em Fátima, e com inspector já dentro do barco ainda muito menos, uma horita antes ainda se conseguia qualquer coisa, mas assim valha-nos Nª Srª.
Ah, e depois não vale a pena andar á procura de papeis que nunca existiram, no meio daqueles que já nem deviam existir.

Mesmo assim ainda houve autorização de colocar o barco na água com a promessa de tratar da papelada, cá para mim já deve tar tratada, e vá lá o homem não ter perguntado pela balsa e pelo certificado, então os milagres tinham de vir directo do Vaticano.